Ir direto ao conteúdo
Bernoulli - Colégio
Gestão Escolar

Entenda como as avaliações externas podem impactar na sua escola

Descubra como as avaliações externas impulsionam a qualidade educacional, medindo habilidades cruciais para a cidadania. Elas servem não só para ranquear escolas, mas também para avaliar e desenvolver políticas públicas e estratégias de intervenção pedagógica.

Por: Bernoulli | Em: 20/02/2023

As avaliações externas foram concebidas visando a busca de melhorias na educação. Neste artigo você vai entender como elas podem impulsionar a qualidade do ensino.

Em um cenário educacional dinâmico, as avaliações externas são importantes faróis para iluminar e orientar docentes. É fundamental que você, gestor, tenha a compreensão de que essas avaliações vão muito além de observar o desempenho dos estudantes ou apresentar um ranqueamento de escolas.

As avaliações externas fazem parte de um importante pilar na busca pela excelência educacional. É com base em seus resultados que se torna possível identificar os pontos fortes, problemas e dificuldades enfrentados pelos estudantes e também pela a própria prática docente.

Para entender como essas avaliações podem impulsionar a sua escola a alcançar melhores resultados, venha aprender mais sobre o assunto neste artigo.

As avaliações externas como ponto de melhoria na educação

Estamos bastante familiarizados com as avaliações externas públicas aplicadas no Brasil desde a década de 1990. Você provavelmente conhece a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb), a Prova Brasil, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Essas avaliações surgiram com o propósito de buscar melhorias na educação. Uma vez que elas diagnosticam se os estudantes adquiriram habilidades e competências essenciais.

Essas avaliações incentivam o desenvolvimento dos estudantes e da escola. Também trazem uma importante reflexão sobre o que acontece dentro das salas de aula.

É papel da gestão interpretar os resultados dessas avaliações. É necessário desenvolver um olhar investigativo para encontrar as melhores respostas e alcançar a compreensão. Assim, é possível transformar as práticas educativas e ajustar o processo de ensino e aprendizagem.

As avaliações externas apresentam uma nova visão

Um dos principais motivos para compreender a importância das avaliações externas é a perspectiva que elas proporcionam sobre o processo de aprendizagem e o ensino aplicado.

As provas internas são produzidas pela própria instituição, na maioria das vezes pelo próprio professor que ministra a disciplina. Isso pode gerar uma visão enviesada sobre o aprendizado de um conteúdo ou aquisição de uma habilidade ou competência.

Se o professor utiliza na avaliação um exercício já proposto anteriormente, exatamente igual a um momento anterior, o estudante que acerta adquiriu aquele conhecimento ou memorizou a questão? Dificilmente conseguiremos precisar a qualidade do dado obtido na resolução desse exercício.

Podemos considerar que as avaliações externas oferecem um diagnóstico mais profundo, diverso do aplicado cotidianamente. Elas conseguem, ainda, atribuir e avaliar quais seriam os conhecimentos esperados em determinada série.

Sem dúvidas, uma reflexão que deve ser interpretada para compreender os resultados de aprendizagem da sua escola.

Na prática: ações e intervenções pedagógicas

Agora que você compreendeu a importância das avaliações externas e como elas podem contribuir para uma análise da sua escola, é hora da prática! É muito importante que você, gestor, busque ações e intervenções pedagógicas.

Com resultados qualificados, uma interpretação consistente e um olhar crítico, é possível desenvolver um planejamento pedagógico mais completo e transformador.

Neste processo, é fundamental que você analise e promova discussões entre a equipe pedagógica sobre as melhores estratégias a seguir. Sugerimos que você se guie por três pontos principais:

✔️ Traçando metas, objetivos e resultados esperados.

✔️ Mensurando onde estão e aonde se quer chegar.

✔️ Compreendendo também os resultados das avaliações internas.

Essas respostas são muito importantes e devem ser conhecidas, documentadas e trabalhadas ao longo do ano letivo. E com a realização de novos exames, é preciso comparar e compreender o quanto foi possível evoluir.

Soluções para relatórios de avaliações externas

Aqui no Bernoulli Sistema de Ensino, nossos parceiros contam com avaliações externas, como é o caso da Avaliação Processual e Simulados Enem – Bernoulli.

Além de estarem isentos dos olhares cotidianos de um contexto escolar específico, essas soluções possuem matrizes próprias e são corrigidas pela Teoria de Resposta ao Item – TRI. Também estão disponíveis relatórios oferecidos pela plataforma Meu Bernoulli, os quais auxiliam os professores e gestores na criação de intervenções pedagógicas.

Essas ferramentas fazem parte das soluções do Bernoulli Sistema de Ensino para acompanhar o desempenho dos estudantes. Seja observando sua evolução de uma série para outra ou ao longo de um mesmo ano.

Quer saber mais? Clique aqui.

Avaliações Desenvolvimento

Conteúdos relacionados