Ir direto ao conteúdo
Bernoulli - Colégio
Gestão Escolar

Aprender no século XXI: novas estratégias para um novo estudante

Conhecer os desafios e complexidades do século XXI é fundamental para um aprendizado de sucesso. E para nós, do Bernoulli Sistema de Ensino, não é diferente.

Por: Bernoulli | Em: 20/02/2023

Vivemos uma nova era, onde as necessidades dos estudantes se tornaram inéditas. Aprender e ensinar no século XXI representa uma transformação nas escolas.

Podemos listar grandes transformações que marcam o aprendizado da nova geração. Além de serem nativos digitais, ou seja, já nasceram em um mundo já conectado, existe o grande desafio de desenvolver e estimular habilidades na sala de aula.

Qual a melhor forma de aprender? E de ensinar? O que nossos estudantes querem aprender? Como eles lidam com outras pessoas? Como estão suas emoções? O que atrai a atenção para aprender? Como saber do que se gosta?

Todas essas perguntas nos convidam para uma busca de respostas. Já conseguiu perceber que existe uma longa jornada a ser percorrida, não é?

Neste artigo vamos falar sobre dois grandes desafios que podem ser aliados para o aprendizado do século XXI.

 

O mundo digital como aliado do aprendizado

Smartphones, tablets, metaverso e até a expansão do uso da inteligência artificial. A lista das novas tecnologias é longa e elas tem se estabilizado com uma força natural. O que exige muita criatividade para as escolas e um olhar cuidadoso sobre o tema.

A transformação digital provoca uma transformação na educação no aprendizado.

Como as novas gerações se sentem mais confortáveis em aprender? Como elas acolhem o uso da tecnologia? Existem muitas dúvidas. Mas existe também um fato: tecnologia e aprendizado podem sim, caminhar juntos.

O principal fator para essa combinação trilhar o sucesso é que o seu uso tenha intencionalidade pedagógica. Ou seja, ter a intenção de contribuir de forma pedagógica para o aprendizado. Na prática podemos trabalhar:

✔️Ferramentas digitais que oferecem diferentes estímulos de aprendizagem (vídeos, áudios, textos).
✔️Agregando ao conteúdo aprendido na sala de aula, aumentando o repertório de aprendizagem.
✔️Mantendo o engajamento do estudante, favorecendo melhores resultados.
✔️ Oferecendo um aprendizado mais divertido, dinâmico e acolhedor para o estudante.

Sugestão do Bernoulli: que tal saber como o seu estudante se sente com o uso das tecnologias? Faça uma pesquisa estratégica interna e avalie as necessidades do seu estudante.

No Bernoulli Sistema de Ensino (BSE) essa estratégia foi utilizada para compreender melhor as necessidades dos nossos estudantes, o que eles desejam e como lidam com as tecnologias. Isso nos ajuda a aprimorar nossas soluções. Aproveite o insight!

 

Habilidades necessárias no século XXI

Quando falamos e pensamos sobre as necessidades do estudante do século XXI chegamos em outro importante assunto: o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.

Esse tema se tornou uma exigência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e faz parte do desenvolvimento de uma Formação Integral do ser humano.

Além de trabalharmos as emoções – que influenciam no aprendizado – também preparamos o estudante para o mercado de trabalho, para o seu relacionamento com outros pares, a lidar com desafios, diferenças e a inteligência emocional.

Essa aprendizagem social e emocional complementa a vivência na escola. Ela faz parte do desenvolvimento humano do estudante. Ao longo de toda a vida acadêmica é preciso oferecer soluções para esse desenvolvimento.

Na prática, o desafio é compreender essas habilidades para desenvolver uma proposta pedagógica consistente. Nos materiais do BSE existe uma sequência de estímulos para os estudantes:

✔️Desenvolvimento do autoconhecimento
✔️ Construção de relacionamentos positivos;
✔️ Tomada de decisões autônomas e responsáveis;
✔️ Enfrentamento de situações adversas de maneira ética, criativa e construtiva;

Habilidades socioemocionais e o futuro

Para compreender melhor os impactos do desenvolvimento das habilidades socioemocionais na trajetória do estudante, avaliamos o relatório “O Futuro do Trabalho”, de 2020, do Fórum Econômico Mundial.

Nele, são relatadas 15 habilidades essenciais que o mercado de trabalho exigirá. Dentre elas, cinco são específicas do socioemocional.

É preciso levar o estudante ao seu lugar de protagonismo. Saber seu perfil, o que mais o engaja, o que chama sua atenção, como aprende, ser ativo em seu desenvolvimento e aprimorar sua resiliência.

Tudo isso contribui para um futuro e um mundo bem mais promissor e significativo.

No Bernoulli Sistema de Ensino (BSE), a Coleção Eu No Mundo é uma das soluções pedagógicas para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, interpessoais e intrapessoais. Saiba como ela pode contribuir com a sua escola e o seu estudante aqui.

 

Se você gostou desse artigo, compartilhe com um colega educador!

Tecnologia Inovação

Conteúdos relacionados