Ir direto ao conteúdo
Bernoulli - Colégio
Reflexão para Professores

Conheça 6 diferenciais da aprendizagem ativa

Neste artigo você vai conhecer os diferenciais dessa metodologia inovadora e como ela promove um ambiente de crescimento dos estudantes.

Por: Bernoulli | Em: 04/06/2024

Dois alunos na sala de aula
Aprendizagem ativa

A aprendizagem ativa tem ganhado destaque no cenário da educação nos últimos anos. Ela surge como uma abordagem pedagógica inovadora, eficaz e dinâmica. Ela revoluciona a maneira como os estudantes assimilam o conhecimento e a dinâmica tradicional da sala de aula.

Diferente do ensino tradicional, na aprendizagem ativa o estudante está no centro do processo de aprendizagem. Eles são incentivados a explorar, questionar, discutir e aplicar os conceitos aprendidos.

Hoje você vai conhecer 6 diferenciais da aprendizagem ativa. Você compreenderá como ela promove um ambiente propício ao crescimento dos estudantes e à excelência educacional.

1. Estímulo a criatividade e autonomia

Quando criamos um espaço de aprendizagem ativa, favorecemos ao desenvolvimento da criatividade, autonomia e trabalho em equipe. É de conhecimento que espaços de aprendizagem colaborativos e interativos promovem o desenvolvimento da criatividade e da autonomia dos estudantes. Também há uma identificação do estudante com o processo. O que mantém a motivação e incentiva a colaboração e a organização para a construção do conhecimento.

 

2. Estímulo à reflexão e pensamento crítico

Esse modelo de abordagem pedagógica é fundamental para desenvolver habilidades cognitivas essenciais. Por exemplo, a resolução de problemas e tomada de decisão, que prepara o estudante para os desafios do futuro. O estudante se apropria de saberes e é estimulado à reflexão. Assim, sente-se seguro para expressar seu pensamento crítico e argumentar para a resolução de problemas.

 

3. Engajamento dos estudantes

Sabemos que uma relação próxima entre educadores e alunos promove um maior engajamento dos estudantes no processo educativo. Dessa maneira, os professores podem oferecer suporte personalizado e feedback construtivo, estimulando o crescimento acadêmico e emocional dos alunos. Além disso, o educador se empodera e conta com recursos para estimular o pensamento dos estudantes e compreender como está sendo feita a construção dos conhecimentos.

 

4. Desenvolvimento da habilidade de curadoria

O educador que desenvolve a habilidade de curadoria, enriquece o processo de aprendizagem e prepara os estudantes para enfrentar os desafios da sociedade. Ele se sente mais seguro ao selecionar informações e sugerir temáticas que sejam atuais e interessantes à turma.  Sendo capacitado também para manter um olhar criterioso e reflexivo.

 

5. Construção significativa do conhecimento

A construção do conhecimento é feita de forma relevante e significativa. É preciso considerar o contexto de vida do estudante. Por meio de uma abordagem centrada em suas experiências reais, é possível garantir uma construção significativa do conhecimento.

 

6. Renovação constante das vivências e memórias

O último ponto está associado também ao tópico anterior. Existe um impacto positivo da aprendizagem ativa na renovação das vivências e memórias dos alunos. Quando somamos experiências passadas com novos conhecimentos, os estudantes expandem seus horizontes. As formas de aprender, as vivências e memórias são renovadas e recriadas constantemente, ampliando as oportunidades de aprendizagem.

Em um mundo em constante mudança, a aprendizagem ativa surge como uma abordagem pedagógica essencial para preparar os estudantes para os desafios do século XXI.

Ao criar um ambiente estimulante, seremos capazes de promover uma reflexão crítica e cultivar uma relação colaborativa entre educadores e alunos. Essa metodologia revoluciona o processo educacional, capacitando os alunos a se tornarem pensadores independentes e inovadores.

Aqui no Bernoulli Sistema de Ensino estamos preparados para levar a sua escola soluções que desenvolvam as habilidades necessárias para o estudante do século XXI. Clique aqui e conheça nossas principais soluções.

Desenvolvimento Metodologia

Conteúdos relacionados