Ir direto ao conteúdo
Bernoulli - Colégio
Aprender e descobrir

Entenda a importância das habilidades socioemocionais

Saiba como o desenvolvimento das habilidades socioemocionais ajuda a melhorar o desempenho dos estudantes na escola e os prepara para a vida.

Por: Bernoulli | Em: 13/05/2024

 

 

As habilidades socioemocionais têm se tornado uma demanda essencial da sociedade. Elas contribuem para o fortalecimento de opinião, a resiliência e a capacidade do ser humano enfrentar os desafios e adversidades com maior equilíbrio e determinação.

Indo além de ser apenas importante para o sucesso individual, essas habilidades contribuem também para o bem-estar coletivo. Afinal, elas impactam no desenvolvimento de uma sociedade mais empática, inclusiva e resiliente.

Neste artigo, vamos explorar mais o universo das habilidades socioemocionais e a sua importância nas escolas.

 

A importância das habilidades socioemocionais

 

Hoje, existe uma gama de estudos e pesquisas que apontam a importância de se trabalhar as Habilidades Socioemocionais. Essa é uma demanda não apenas para dentro das escolas, mas na vida.

Sabemos que esse conjunto de habilidades ajuda a promover o bem-estar emocional e a saúde mental. Não só dos estudantes, mas de toda a comunidade escolar. Com as estratégias certas, é possível capacitar o indivíduo a lidar com estresse, regular suas emoções e desenvolver relacionamentos saudáveis.

Em um mundo onde a intolerância parece fazer parte do nosso dia a dia, é fundamental capacitar os indivíduos a resolver conflitos. Especialmente quando isso acontece de maneira construtiva. Também vale destacar a habilidade de tomar decisões responsáveis, considerando as suas próprias emoções e as dos outros.

 

Entenda a relação das habilidades socioemocionais e a aprendizagem

 

Quando pensamos em um cenário de aprendizagem e nas habilidades socioemocionais, sabemos que elas devem andar juntas para o sucesso acadêmico. Isso porque elas auxiliam na capacidade de concentração, resolução de problemas, comunicação eficaz e colaboração, habilidades necessárias em todos os aspectos da vida.

Outro ponto importante é que o engajamento emocional é fundamental, pois as emoções desempenham um papel formativo na cognição e na aprendizagem.

Quando desenvolvemos habilidades sociais e emocionais, estamos fortalecendo os relacionamentos interpessoais. Isso facilita a comunicação, a empatia e o trabalho em equipe. É o que explica Aline Proença, Assessora Pedagógica do Bernoulli Sistema de Ensino.

 

“A escola é um dos locais onde pensamos no coletivo. Se promovemos a empatia e o respeito mútuo, as habilidades socioemocionais vêm para auxiliar. Por exemplo, na prevenção do Bullying e comportamentos violentos. Isso cria um ambiente escolar e social mais seguro e inclusivo.”

 

Conheça Eu No Mundo, a solução socioemocional do Bernoulli

 

Os desafios e as necessidades dos estudantes do século XXI são um importante guia para nós do Bernoulli Sistema de Ensino.

Sabemos que indivíduos com as habilidades socioemocionais desenvolvidas são mais propensos a se tornarem cidadãos ativos, engajados, contribuindo positivamente para a sociedade. É sobre essa premissa que desenvolvemos a Coleção Eu No Mundo.

Sustentada na aprendizagem ao longo da vida, no desenvolvimento socioemocional e nos princípios da Psicologia Positiva. Ela prepara o estudante para os desafios do século e também acolhe a competência geral 6 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o projeto de formação integral.

Da Educação Infantil ao Ensino Médio, Eu No Mundo trabalha com competências socioemocionais e essenciais para cada estudante poder lidar com suas próprias emoções, traçar objetivos, criar autonomia para tomar decisões e enfrentar desafios adversos.

Faça da sua escola uma referência em formar pessoas que farão a diferença neste novo milênio. Fale com nossos consultores e entenda como a coleção Eu No Mundo pode contribuir com a sua escola.

Educação Gestão

Conteúdos relacionados