Ir direto ao conteúdo
Bernoulli - Colégio
Gestão na Prática

Novo Ensino Médio: tudo o que você precisa saber

O novo Ensino Médio é mais novo ainda? Nesse artigo, você vai entender melhor toda essa discussão, cheia de idas e vindas, mudanças e debates.

Por: Bernoulli | Em: 15/04/2024

Novo Ensino Médio - Colégio Bernoulli
Novo Ensino Médio – Colégio Bernoulli

 

O novo Ensino Médio tem sido uma importante pauta no cenário educacional. Desde 2022, todas as escolas do país passaram a seguir as novas diretrizes estabelecidas pelo governo federal.

Essa mudança visa oferecer uma educação de qualidade, mais próxima da realidade dos estudantes do Brasil. Isso compreende também as novas necessidades e demandas do mundo moderno.

Mas essa discussão tem gerado muitas dúvidas. Por isso, neste artigo você vai compreender melhor as principais mudanças e impactos, de forma atualizada. Vamos lá?

Conheça as principais mudanças e impactos

Quando falamos em novo Ensino Médio, precisamos voltar um pouco no tempo.  Em 2017, o Ensino Médio sofreu profunda alteração. A Lei 13.415/17 alterou o segmento em camadas estruturais.

A primeira mudança foi a divisão do Ensino Médio em duas partes. Esta primeira mudança foi então chamada de Formação Geral Básica. Ela se mantém alinhada com as diretrizes curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A segunda, foi chamada de Itinerários Formativos. Essa está vinculada às áreas do conhecimento e destinada para aprofundamentos.

Também foi apresentada uma nova divisão da carga horária. A carga horária estipulada se dividia em Formação Geral Básica, com mínimo de 1.800 horas e Itinerários Formativos, com mínimo de 1.200 horas. Totalizando 3.000 horas.

Essas mudanças de 2017, teriam um prazo de 05 anos para se efetivarem. Ou seja, em 2022. Contudo, a implementação no Brasil encontrou vários obstáculos, entre eles uma pandemia. Além disso, em 2023, os debates acerca da eficácia dessas mudanças se intensificaram. Após a mudança governamental, a reforma do Ensino Médio ganhou novos capítulos.

Neste período surge uma consulta pública para captar percepções da sociedade sobre o novo ensino médio. Também há uma implementação que vigorava na lei anterior, que foi suspensa. E surgiram novas propostas para o tema, oficializadas a partir de novos projetos de Lei.

 

Como está o novo Ensino Médio hoje?

O Projeto de Lei 5230/23 foi aprovado na Câmara dos Deputados e segue para o Senado. Assim, ele altera pontos fundamentais da Lei anterior, como carga horária e disciplinas.

Carga horária. Agora, a Formação Geral Básica do Novo Ensino Médio conta com carga horária mínima de 2.400 horas, já os Itinerários Formativos, com carga mínima de 600 horas, totalizando também às 3.000 horas. Essa mudança, na prática, significa um aumento de aulas das disciplinas tradicionais do Ensino Médio. Contudo, sem abrir mão da existência dos Itinerários Formativos. Eles seguem como necessários e cada escola deverá ofertar pelo menos duas opções para seus estudantes.

Disciplinas. Outro impacto significativo das mudanças propostas é explicitar com mais clareza as disciplinas que farão parte da Formação Geral Básica do Novo Ensino Médio. Diretrizes curriculares, dos órgãos institucionais, esclarecerão os aprofundamentos dos Itinerários Formativos. Em suma, isso facilitará para sua escola organizar melhor as habilidades e conhecimentos que deverão ser trabalhados.

Prazo de implementação. A implementação está prevista para o início de 2025 e ocorrerá gradualmente. Isto é, você deve começar a primeira série do EM nesse novo formato. E a cada ano, deverá ampliar sua implementação até completar o primeiro ciclo completo em 2027.

Exame Nacional do Ensino Médio. Com essas alterações, o Ministério da Educação, através do INEP, irá anunciar mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio.


Esse artigo é um resumo das principais mudanças do Novo Ensino Médio. Sabemos que essa é uma oportunidade de oferecer um ensino mais eficiente, alinhado com as necessidades do país e com a preparação das pessoas do futuro.

Aqui no Bernoulli, estamos preparados para colaborar com essas transformações pois nossos parceiros contam com formações sobre esse e outros assuntos, conectados ao dia a dia das escolas. Quer saber como podemos ajudar você? Fale com nossos consultores.

Processo de Aprendizagem Estudante Ensino Médio

Conteúdos relacionados