Ir direto ao conteúdo
Bernoulli - Colégio
Gestão Escolar

3 motivos para estimular o pensamento criativo na sua escola

Neste artigo você vai entender sobre a importância do pensamento criativo e os seus impactos para o futuro dos nossos estudantes.

Por: Bernoulli | Em: 01/04/2024

Blog Sistema de Ensino – o pensamento criativo

 

O pensamento criativo é uma das habilidades fundamentais do ser humano e requisito importante em um mundo globalizado. Além de ser uma demanda exigida pela sociedade, essa habilidade é necessária para desenvolver, refinar, comunicar e executar ideias. Além disso, ela abrange diversas habilidades e processos mentais.

Por exemplo, a geração de ideias originais. Também podemos destacar a habilidade de abordar problemas de forma inovadora. E ainda aspectos da expressão artística e intelectual.

Agora que você já entendeu a importância do pensamento criativo, vamos avaliar a sua importância na escola? Afinal, ele não beneficia apenas os alunos individualmente. Mas também promove um enriquecimento de todo o ambiente educacional.

Preparamos três motivos para te incentivar a promover a criatividade em sua instituição de ensino. Vamos lá?

1. O pensamento criativo prepara para o futuro

Vivemos em um mundo veloz, impulsionado pela inovação e tecnologia. Assim, a capacidade de pensar de forma criativa se torna muito valorizada. Ou seja, o pensamento criativo é essencial para enfrentar os desafios complexos do mundo atual.

Como educadores, destacamos a importância de estimular essa habilidade em nossos estudantes. Afinal, estamos os preparando para os empregos do futuro. Onde a adaptabilidade e a originalidade serão essenciais.

Essa informação é destacada também no relatório de 2023 sobre o futuro dos empregos. O material divulgado pelo Fórum Econômico Mundial, aponta o pensamento criativo como a segunda habilidade mais exigida pelas empresas. E ela continuará nessa posição nas projeções para até 2027. Confira aqui o relatório completo!

2. Ele está conectado com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais

O pensamento criativo também está conectado com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Por exemplo, através da colaboração em projetos criativos, no trabalho em equipe, na comunicação de ideias e até mesmo na resolução de conflitos. Além de permitir que os estudantes explorem e compreendam suas próprias emoções e também do outro.

Percebemos então que, no contexto educacional, a promoção da criatividade é uma tarefa crucial. Ela apoia os estudantes no presente e em um futuro dinâmico e imprevisível. Tanto na vida pessoal quanto na profissional.

Isso tudo está conectado com a premissa da segunda competência geral da educação básica apresentada na BNCC. Ela aponta que, ao fim da Educação Básica, deve-se assegurar aos estudantes alguns direitos. São eles:

 “Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas (BRASIL, 2017, p. 9).”  

 

3. Estimula o prazer pelo aprendizado e a curiosidade

A paixão por aprender demanda algumas estratégias para nós, educadores. Despertar esse sentimento em nossos estudantes é uma importante missão do Bernoulli Sistema de Ensino.

Uma das estratégias que utilizamos é estimulando a curiosidade e a busca por respostas. E sabemos que a criatividade está ligada à curiosidade. Quando promovemos o pensamento criativo na escola, incentivamos os estudantes a questionarem, explorarem e descobrirem o mundo ao seu redor.

Tudo isso contribui para um aprendizado estimulante e inspirador. Onde os alunos se sentem motivados, inspirados a buscarem conhecimento por prazer. Aprender não é uma obrigação. E isso se torna uma paixão!

Esperamos que você tenha aprendido um pouco mais sobre a importância de despertar o pensamento criativo na escola. Compartilhe este conteúdo com outros colegas educadores.

Se você deseja saber mais sobre como as nossas soluções podem ajudar a sua escola a preparar estudantes criativos e apaixonados por aprender, clique aqui e fale com o nosso time.

Alunos Desenvolvimento

Conteúdos relacionados