Profissões tradicionais x profissões do futuro: orientações para a escolha do curso ideal
Saiba que critérios avaliar na hora de escolher o curso no vestibular, considerando as tendências do mercado de trabalho.
Além da aptidão para determinada área, do prazer de realizar certas tarefas e até do histórico profissional da família, a análise do mercado de trabalho e suas tendências é essencial na hora de decidir qual curso prestar no vestibular. Afinal, o que será que vai trazer mais estabilidade e felicidade no futuro?
Neste post, vamos dar dicas para ajudar a escolher o seu curso na faculdade, comentando as profissões que provavelmente estarão mais em alta nos próximos anos, mas sem deixar de considerar a orientação vocacional.
Profissões tradicionais x profissões do futuro: quais as diferenças?
À medida que as inovações tecnológicas alcançam nosso dia a dia, é normal o aparecimento de novas ocupações, enquanto profissões consolidadas precisam se adaptar se não quiserem se tornar obsoletas.
Veja o caso das operadoras de telefonia, que dependiam de um profissional para repassar o sinal da central para ramais específicos. Com a automação desse processo, o cargo de telefonista deixou de ser necessário. Mais recentemente testemunhamos uma mudança no setor de transportes com a entrada dos aplicativos de carona, como a Uber, que já vislumbra a concorrência dos táxis autônomos.
Com o avanço digital, as profissões tradicionais têm seus processos mais pressionados — algumas mais, outras menos. Mas isso não significa necessariamente a substituição do profissional. As inovações na medicina, por exemplo, são mais que bem-vindas e auxiliam os médicos em exames e diagnósticos, mas não substituem a importância do atendimento e acolhimento humanos.
Dado esse cenário, podemos definir as profissões do futuro como aquelas que consideram as novas tecnologias e, por isso, apresentam mais chances de colocação no mercado de trabalho bem como de valorização na carreira.
Tendências do mercado de trabalho: quais profissões estão em alta?
Como o novo sempre vem, quais seriam então as profissões do futuro?
Carreiras que lidam com os desafios gerados pela Era Digital são tidas como promissoras: cientista de dados; especialista em cibersegurança; desenvolvedor de software; designer de experiência do usuário (UX); especialista em inteligência artificial (IA), entre tantas outras da área de tecnologia da informação (TI).
Esses avanços estão também no campo da saúde e profissões como geneticista, biodesigner e engenheiro de assistência médica remota serão demandadas.
Abrangendo outras áreas, podemos citar operador de drones, especialista em energias renováveis, consultor de aposentadoria e agricultor digital.
Todavia, as profissões tradicionais também têm o seu lugar no mundo e sempre precisaremos de médicos, professores, advogados, engenheiros etc.
Dicas práticas para escolher o curso ideal e acertar na profissão
A seguir, acompanhe dicas que vão ajudar a nortear os seus interesses!
1) Pense nas suas aptidões
Qual matéria mais instiga sua curiosidade? Quais são as atividades relacionadas que você gosta e sente que tem potencial nelas? As respostas a essas perguntas são fortes indicadores da sua vocação profissional.
2) Pesquise sobre as profissões e o mercado de trabalho
Saiba mais sobre as profissões, tentando descobrir aquelas que mais têm a ver com você. Depois, busque a respeito das perspectivas para essas carreiras dentro de alguns anos.
3) Informe-se sobre as universidades e os cursos disponíveis
Fique por dentro do que as instituições têm oferecido, desde as grades curriculares até o corpo docente, isso poderá ajudar na sua identificação tanto com a faculdade quanto com o curso pretendido.
De acordo com o Relatório sobre o Futuro dos Empregos 2025, quase 80 milhões de novas oportunidades serão geradas até 2030, mas, para atender a tamanha demanda, é fundamental que a força de trabalho esteja qualificada. Assim, não deixe de se preparar para o Enem e os vestibulares das universidades de seu interesse.
4) Busque orientação especializada
Psicólogos educacionais são preparados para conduzir uma boa orientação vocacional. Se você está dividido quanto às suas habilidades e interesses, esse profissional será muito importante para uma decisão segura.
A educação é geradora de infinitas possibilidades e nos cabe identificar o caminho que mais nos trará satisfação pessoal. É uma jornada importante de autoconhecimento e, para apoiar nosso estudante nisso, oferecemos a coleção socioemocional Eu no Mundo. Além disso, no Colégio Bernoulli, promovemos a Jornada das Profissões, evento em que nossos alunos têm contato com profissionais de diferentes áreas para conhecerem mais sobre a realidade do mercado de trabalho. Para ver outras iniciativas das nossas unidades escolares, clique aqui!