Ir direto ao conteúdo
Bernoulli - Colégio
Gestão Escolar

Saúde mental: 3 estratégias práticas para apoiar a sua comunidade escolar

Promover a saúde mental é uma prioridade nas escolas. Neste artigo, você vai entender como nossos parceiros atuam na prática para apoiar o bem-estar da sua comunidade escolar.

Por: Bernoulli | Em: 24/04/2024

Saúde mental na comunidade escolar

Promover a saúde mental é uma prioridade nas escolas. Neste artigo, você vai entender como nossos parceiros atuam na prática para apoiar o bem-estar da sua comunidade escolar

A saúde mental é uma pauta que tem ganhado espaço cada vez mais nas escolas. É perceptível que existe uma conscientização sobre esse tema. E muitas escolas têm adotado estratégias proativas para apoiar o bem-estar emocional de suas comunidades escolares.

As escolas, conscientes da importância, estão adotando uma abordagem abrangente e proativa. Por meio de iniciativas que visam criar ambientes de aprendizagem mais saudáveis. E que capacite o indivíduo a lidar com desafios emocionais, promovendo uma cultura de apoio e compreensão nas comunidades escolares.

Essa tem sido a prioridade das nossas escolas próprias e também de muitas escolas parceiras do Bernoulli Sistema de Ensino. Hoje você vai conhecer três

estratégias validadas por nossos parceiros, que contribuem para a promoção da saúde mental e o bem-estar em suas escolas.

  1. Educação e conscientização

O primeiro ponto estratégico para aumentar o engajamento da sua comunidade escolar com um assunto é promover a conscientização. Por isso, muitas escolas parceiras estão implementando programas educacionais em suas escolas.

Por meio de debates, conversas e atividades voltadas para o tema, abrem-se novas portas de aprendizado para estudantes, família e educadores.

Além disso, os parceiros do Bernoulli Sistema de Ensino contam com o nosso apoio no dia a dia. Por exemplo, atendendo suas solicitações, realizando workshops, palestras e contribuindo com materiais educacionais agregadores.

Um exemplo é a Coleção Eu no Mundo. Focada em conscientizar e dialogar sobre a importância da saúde mental não só no ambiente escolar, mas na vida. Buscando reduzir o estigma e fornecendo informações sobre como obter apoio.

  1. Programa de bem-estar para educadores

Outro ponto muito importante sobre a saúde mental é reconhecer a importância de educadores saudáveis para o ambiente escolar e obviamente para o aprendizado.

Profissionais com uma boa saúde mental tem uma capacidade maior em lidar com o estresse e as demandas do dia-a-dia. O que contribui para o seu próprio bem-estar e consequentemente daqueles que se conectam com ele. Neste caso, a relação entre educadores e estudantes.

Também não podemos esquecer que a saúde mental está diretamente ligada ao seu desempenho profissional. Professores emocionalmente equilibrados tendem a ser mais eficazes em sala de aula. Dessa forma, uma das estratégias é a implementação de programas de bem-estar.

Seja através do incentivo à prática de mindfulness, ioga, atividades esportivas ou grupos de apoio. Todas as atividades estão direcionadas para promover o autocuidado e reduzir o estresse. Isso é sugerido e acatado por muitos parceiros.

  1. Criação de ambientes de aprendizagem positivos para a saúde mental

Outro ponto muito importante é a reação criada quando desenvolvemos estratégias sobre a importância de cuidar da sua saúde mental. Estamos construindo modelos positivos para os estudantes. Afinal, os docentes são um exemplo para eles.

É muito importante que você incentive a prática da empatia, o respeito mútuo e a resolução pacífica de conflitos. Isso facilita as relações saudáveis com toda a comunidade escolar.

Também não podemos nos esquecer sobre a conscientização sobre o combate ao Bullying, Cyberbullying e a promoção da inclusão. Estes momentos de diálogo, reflexão e conhecimento tornam o ambiente escolar mais saudável.

Em resumo, discutir saúde mental nas escolas deve ser um diálogo ativo. E que integre a comunidade educativa – pais, estudantes e docentes. Pois um ambiente escolar saudável beneficia a qualidade do ensino, atraindo e mantendo profissionais de educação engajados e dedicados. Essa é a necessidade de hoje, para garantir um futuro melhor.

Você está preparado(a) para levar essa discussão para a sua escola? Ou qual estratégia você tem implementado na sua escola?

 

Saúde mental Desenvolvimento

Conteúdos relacionados