Ir direto ao conteúdo
Bernoulli - Pré-vestibular
Na mídia Cidade Jardim Vale do Sereno

Colégio em expansão: unidade Bernoulli Vale do Sereno

Destaque na educação nacional, a capital mineira abriga alguns dos mais conceituados colégios do estado.

Compartilhe:

A educação escolar no Brasil nasceu da iniciativa privada, quando, por volta de 1533, os franciscanos fundaram o primeiro estabelecimento de ensino em terras de Santa Cruz, na Bahia. Outra importante contribuição do ensino não-estatal veio dos jesuítas, por meio de instituições religiosas. Ao longo dos séculos, tornou-se evidente que a educação não é só a mola propulsora da sociedade. É, também, um negócio lucrativo. Estudo realizado em 2023 para mapear as melhores cidades do país para investir no setor de educação básica, técnica e superior aponta que Belo Horizonte ocupa lugar de destaque.  De acordo com o relatório organizado pela consultoria Urban Systems, a capital mineira ficou atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Para conquistar pais e alunos, os colégios não pensam apenas no bê-á-bá da educação. É preciso investir em infraestrutura que garanta conforto, segurança, bem-estar e lazer dos estudantes.

 

Não à toa, diversos colégios de Belo Horizonte anunciam novas unidades. O Bernoulli acaba de abrir uma nova sede no casarão da década de 1950, no bairro Cidade Jardim, onde por décadas funcionou o Colégio Pitágoras – e já se prepara para lançar, em 2025, um colégio no Vale do Sereno, em Nova Lima.

Fachada do Colégio Bernoulli em Cidade Jardim.

 

Grupo Bernoulli inaugura sede em casarão onde funcionou o Pitágoras, no bairro Cidade Jardim, e já se prepara para lançar nova unidade no Vale do Sereno, em Nova Lima: “O nosso objetivo é favorecer o desenvolvimento acadêmico, social e pessoal dos nossos alunos, tornando o ensino ainda mais agradável”, diz o copresidente e fundador Rommel Fernandes Domingos

Em 2021, a notícia de que o tradicional Colégio Pitágoras encerrava suas atividades após 55 anos de atividade deixou muitos pais e alunos desolados. O casarão da década de 1950, onde o colégio funcionava, fica no bairro Cidade Jardim, na região centro-sul da capital mineira. Em agosto de 2022, o tombamento do imóvel foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Belo Horizonte. Pouco tempo depois, a Bernoulli Educação divulgou uma notícia que animou muitos moradores da região: a aquisição do imóvel histórico.

O colégio, inclusive, já havia comprado um terreno nas proximidades para a construção de sua nova sede. “A aquisição do prédio centenário veio a calhar com os nossos planos”, diz o copresidente e fundador Rommel Fernandes Domingos. Em julho deste ano, boas novas. O casarão restaurado foi reinaugurado já com a abertura das matrículas para 2025. A estreia foi feita pelos alunos do Bernoulli que estudavam na unidade do Santo Agostinho, que será desativada. “Neste semestre, vamos receber estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental Anos Finais à 1ª série do Ensino Médio. Em 2025, a unidade também receberá os alunos do 4º e do 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.” Os demais segmentos serão contemplados em datas futuras, entre eles, a adoção do ensino integral.

 

A revitalização do prédio preservou todas as suas características históricas, resgatando, também,  aspectos da estrutura original. Além do piso de diversas áreas, mais de 700 janelas foram recuperadas, juntamente com os guarda-corpos, escadas e telhado. “Não vamos deixar a tradição de lado, vamos unir história e modernidade”, diz Rommel. Com capacidade máxima para 2,4 mil alunos, o prédio de 14 mil metros quadrados abriga mais de 100 salas, muitas delas utilizadas para espaços de convivência. Os estudantes terão acesso a salas de aula projetadas com acústica e iluminação adequadas, pátios, amplas áreas verdes, bibliotecas, auditório multifuncional, salas especializadas para aulas de artes, maker e música. Também poderão explorar seus talentos nas quadras de esportes, cozinha e horta pedagógicas, entre outras atividades. “O nosso objetivo é favorecer o desenvolvimento acadêmico, social e pessoal dos nossos alunos, tornando o ensino ainda mais agradável.” Para os nostálgicos do antigo Pitágoras, a boa notícia é que entre os planos do Bernoulli  Cidade Jardim, está permitir a visitação ao prédio histórico.

 

Os planos da rede em Minas não param nos limites de Belo Horizonte. Fundado em 1999, o grupo educacional Bernoulli também se prepara para lançar uma unidade no Vale do Sereno, em Nova Lima.

Protótipo da vista aérea do prédio da nova unidade Vale do Sereno do Colégio Bernoulli.

A conclusão das obras está prevista para o final deste ano, com início do ano letivo já em 2025. Com capacidade para receber até 2,8 mil alunos da educação infantil ao ensino médio, o complexo conta com 40 mil metros quadrados de área construída e até ginásio com medidas para competições oficiais. A proposta é oferecer soluções que garantam o conforto e a segurança de pais e alunos, entre elas, a adoção de horários diferentes de entrada e saída de estudantes e áreas de embarque e desembarque para otimizar a mobilidade. O grupo é formado pelo Bernoulli Go; pelos Colégios e Pré-Vestibulares Bernoulli, com unidades em Belo Horizonte (Cidade Jardim, Lourdes e Santo Antônio), e em Salvador; e pelo Bernoulli Sistema de Ensino, que desenvolve soluções didáticas utilizadas por mais de 900 escolas parceiras em todo o Brasil. Integrante do Projeto Ismart, auxilia jovens talentos de baixa renda com bolsas de estudo e programas de desenvolvimento profissional.

Conteúdos relacionados