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Bernoulli - Pré-vestibular
Notícias Lourdes Pituba

Matemática mais difícil e ciências humanas dentro esperado; veja análises sobre o 2º dia de Enem

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“Teve muita porcentagem e regra de três. Alunos com quem conversei acharam a prova de médio para difícil, pois exigiu mais raciocínio lógico do que a matemática propriamente dita”, disse o coordenador.

Já as questões de Ciências Humanas, para Simões, foram mais dentro do previsto. “Física foi bem tradicional, com uso de fórmulas. Química foi dentro da normalidade, dentro do esperado, sem surpresas”.

O professor do Colégio Bernoulli Evandro Ribeiro também acredita que as questões de Ciências Humanas não fugiram do que era previsto. “Com assuntos cobrando algumas coisas de biologia bem clássica, como osmose e biotecnologia”, analisou.

Ribeiro destacou que a prova exigiu dos participantes conhecimento de temais atuais. “A Covid-19 foi uma das questões abordadas. Ecologia também foi um conteúdo explorado. Uma prova muito bem feita, muito equilibrada e que conseguiu de alguma forma cobrar todo o conteúdo de biologia”, avalia o professor.

Veja outras análises:

Matemática

“Uma prova, de certa maneira, dentro esperado, com trabalho forte em razão, proporção, estatística, análise gráfica com uma ênfase um pouco maior do que nos últimos anos, com análise combinatória e probabilidades. Algumas ausências importantes de tópicos comumente cobrados: trigonometria exponencial, logaritmo e matrizes. A geometria plana também cobrada um pouco abaixo da quantidade que se esperava. Mas, no geral, a prova com a estrutura muito parecida, com uma exigência muito grande em geometria espacial, percepção de objetos no espaço, projeções e planificações. Inclusive temos uma questão também que há uma possibilidade de ser anulada, porque, do ponto de vista do trabalho da equipe aqui, há um problema com o gabarito”, avalia o professor do Colégio Bernoulli Luiz Paulo.

Questões de química

“A prova deste ano não foi diferente dos outros anos. Uma prova bem conteudista, com a maioria das questões de nível médio de dificuldade e duas questões mais difíceis. Mas essas mais difíceis, com a interpretação de dados do anunciado, o aluno conseguia desenvolver o raciocínio. Diferente das últimas edições, esta prova não trouxe questões de termoquímica, de caráter ácido base de sais e de propriedades físicas dos compostos orgânicos. Foi a única diferença que nós percebemos comparando com as outras edições, mas, no geral, uma prova dentro do esperado”, avalia a professora do Colégio Bernoulli Tatiana Munayer.

Questões de física

“A prova estava bem interessante e ela trouxe conteúdos que a gente esperava, considerando a recorrência dos anos anteriores, desde 2009. Foi uma prova bem conteudista. A maior parte das questões era de nível médio, apenas duas que a nossa equipe classificou como questões difíceis e temas que sempre aparecem vieram tranquilamente: calorimetria e circuitos elétricos. Mas algumas questões vieram com uma abordagem que o Enem não estava acostumado a cobrar. Por exemplo, dentro das questões de mecânica, alguns exercícios de diagrama de forças, que é algo que a gente trabalha exaustivamente durante todo o Ensino Médio, também no pré-vestibular, mas que o Enem não costumava explorar”, avalia o professor do Colégio Bernoulli Breno Meira.

Estreantes relatam dificuldades

Alguns estudantes que fizeram as provas do Enem pela primeira vez neste ano afirmaram ter encontrado muita dificuldade fazer as questões de matemática.

Uma das principais reclamações dos participantes que deixavam o local de provas na porta da PUC, no Coração Eucarístico, região Oeste da capital, após o término dos testes, é a diferença entre o conteúdo estudado durante o ensino médio e o que é avaliado no exame.

“Eu vim fazer a prova literalmente às cegas, com o conhecimento que adquiri na escola. Tentei reproduzi-lo no exame e falhei miseravelmente”, avalia o estudante Adrian Simões, 18 anos.

Ana Clara Membrive, 19 anos, afirma que nunca recebeu aprendizado adequado sobre matemática. “Estou desanimada. Eu sempre achei a didática de matemática muito complexa, nunca facilitaram a visão de Exatas pra mim. Eu tenho certeza que fui mal”, lamenta a estudante.

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