Ir direto ao conteúdo

Coleção Eu no Mundo

Conhecendo a si mesmo para desvendar o mundo

Uma solução para a formação integral e totalmente alinhada à BNCC.

A coleção “Eu no Mundo” oferece uma abordagem única para conhecer a si mesmo enquanto desvendam os caminhos do mundo ao redor. Esta solução está alinhada à BNCC para uma formação integral e de crescimento pessoal e educacional para os estudantes.

É crucial formar indivíduos que compreendam e valorizem diferentes perspectivas e pontos de vista, interajam com respeito e desempenhem ações responsáveis em direção à sustentabilidade e ao bem comum coletivo. Mas, como conseguir prepará-los de forma eficaz em um mundo cada vez mais interconectado?

A coleção “Eu no Mundo” foi desenvolvida com base em três pilares fundamentais para o desenvolvimento socioemocional que vão de encontro ao objetivo de uma formação ética, criativa e construtiva:

  • A reflexão sobre o eu

  • A reflexão com o outro

  • Icone balões dialogo

    O diálogo com o mundo

Logo escrito Base Nacional Comum Curricular

A proposta vai ao encontro da necessidade de oferecer aos estudantes — em tempos de constantes e aceleradas transformações — ferramentas que possam ajudá-los a desenvolver habilidades para o autoconhecimento, a construção de relacionamentos positivos e o enfrentamento de situações adversas.

Educação Infantil (4 e 5 anos)

A coleção busca o desenvolvimento das competências socioemocionais por meio de reflexões e de vivências lúdicas, cheias de sentido para as crianças. Essas atividades são pedagogicamente orientadas e respeitam o amadurecimento cognitivo de cada faixa etária.

  • Aprender a identificar, compreender e gerenciar emoções.

  • Promover oportunidades de diálogo com as famílias.

Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano)

Com uma proposta que amplia o trabalho sobre o autoconhecimento e que se aprofunda em temas como regulação emocional, empatia, respeito e tolerância, as vivências e as reflexões abordadas promovem o exercício e o desenvolvimento de qualidades fundamentais para viver bem: as competências socioemocionais.

  • Aprender a enfrentar situações adversas de maneira ética, criativa e construtiva. 

  • Relacionar-se com o outro e consigo mesmo. 

  • Tomar decisões autônomas e responsáveis.

Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano)

Uma coleção em sintonia com as necessidades, os interesses e a etapa cognitiva do estudante. Propostas vivenciais e reflexivas, organizadas em torno de três eixos:

  • Educação para o consumo;

  • Desenvolvimento socioemocional;

  • Consciência para o mundo digital.

Projeto de Vida (1ª à 3ª série)

No Ensino Médio, a Coleção Eu no Mundo ganha o subtítulo Projeto de Vida, e contribui com orientação efetiva para as escola dos intinerários formativos. A coleção se baseia nos Referencias Curriculares da BNCC contempla os eixos:

  • Socioemocional;

  • Arquitetura de carreira;

  • Mentalidade empreendedora.

O objetivo é estimular o estudante à autoria e ao protagonismo na construção e na viabilização do próprio projeto de vida, ponto em que a escola pode organizar suas práticas para convidar os jovens a pensar o mundo do trabalho e a reconhecer suas afinidades e conexões para escolhas futuras.

Por que oferecer a coleção na sua escola?

Ao oferecer nossa coleção, você terá a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento completo dos estudantes, em que habilidades cognitivas, interpessoais e intrapessoais são pensadas, refletidas e vivenciadas. Aproveite a oportunidade de se destacar e se tornar referência na formação de alunos preparados para os desafios do futuro!

Explore os vários benefícios da Educação Socioemocional:

Estímulo à Inteligência Emocional

Investir na inteligência emocional dos estudantes é investir em seu sucesso futuro. Desenvolvendo habilidades emocionais, estamos moldando indivíduos mais preparados para os desafios da vida, tanto pessoais quanto profissionais.

Habilidades de Relacionamento para um Ambiente Harmonioso

Ao cultivar habilidades de relacionamento desde cedo, estamos construindo um ambiente escolar harmonioso. Isso não apenas previne conflitos, mas também incute um senso de solidariedade, essencial para uma sociedade colaborativa.

Consciência Social para um Mundo Melhor

O autoconhecimento é a chave para uma gestão emocional eficaz. Ajudando os estudantes a compreenderem profundamente suas próprias emoções, os capacitamos a enfrentar desafios de maneira positiva e construtiva.

Estímulo à Inteligência Emocional

Ao criar consciência social, estamos capacitando os estudantes a entenderem seu papel no mundo. Isso vai além das salas de aula, preparando-os para contribuir de maneira significativa para uma sociedade mais compassiva e justa.

Mulher segurando um livro didático e sorrindo para a câmera

Tenha uma escola de protagonistas

Com a educação socioemocional, faça da sua escola uma referência em formar pessoas que farão a diferença neste novo milênio.

Conheça a Coleção Didática

Educação Infantil

2 a 5 anos

Ensino Fundamental

Anos Iniciais

1º ao 5º ano


Ensino Fundamental

Anos Finais

6º ao 9º ano


Ensino
Médio

1ª e 2ª séries


Pré-vestibular

3ª série, Intensivo e Extensivo

Quer a Coleção Eu no Mundo na sua escola?

Converse com nossos consultores pedagógicos.