Atividades sobre gratidão para o Dia de Ação de Graças
O Dia de Ação de Graças é uma oportunidade especial para trabalhar a gratidão com nossos estudantes. Neste artigo, você confere dicas de atividades para serem aplicadas na sala de aula, e também em casa, para promover a educação socioemocional.
Muito popular em países como Estados Unidos e Canadá, o Dia de Ação de Graças carrega uma mensagem forte de gratidão. Assim como nos EUA, o Brasil celebra a data sempre na quarta quinta-feira do mês de novembro. Dentro das escolas, pode ser uma oportunidade valiosa de trabalhar as habilidades socioemocionais.
Nesse sentido, podemos incentivar os estudantes a refletirem sobre o que valorizam em suas vidas. Isso pode acontecer por meio de atividades criativas e dinâmicas, fortalecendo a empatia, a colaboração e o reconhecimento das pequenas coisas que fazem a vida especial.
Pensando nisso, selecionamos três pilares estratégicos para atividades práticas que podem ser implementadas em casa e nas escolas.
Gratidão de forma criativa e divertida
As atividades artísticas são uma maneira eficaz de estimular a criatividade e as habilidades socioemocionais. Trabalhar a gratidão por meio da arte vai permitir que os estudantes traduzam seus sentimentos em formas visuais e tangíveis, tornando o aprendizado mais significativo. Aqui estão algumas ideias práticas:
- Árvore da gratidão – Instale um mural na sala representando uma árvore e peça aos alunos que escrevam mensagens de gratidão em folhas separadas e as colem ali. Ao final, a árvore estará repleta de boas reflexões coletivas;
- Cartões de agradecimento – Peça aos estudantes que criem cartões para expressar gratidão a colegas, professores, funcionários e familiares. Essa atividade incentiva a empatia e fortalece laços;
- Desenho colaborativo – Proponha a criação de um grande mural coletivo com ilustrações dos alunos do significado de gratidão para eles. Essa atividade estimula a interação e o trabalho em equipe.
Gratidão através das palavras
A escrita é uma das formas mais eficazes de ajudar as crianças a organizarem seus pensamentos e a expressarem suas emoções. Além disso, as palavras contribuem para o desenvolvimento de um olhar mais atento para as pequenas coisas que fazem diferença no dia a dia. Confira, a seguir, três exemplos de atividades!
- Diário da gratidão: reserve um momento para que os alunos escrevam, diariamente ou semanalmente, sobre algo pelo qual são gratos. Essa prática contribui para o bem-estar emocional e cria um hábito positivo;
- Redações temáticas: proponha temas relacionados à gratidão, como “O que me faz sentir grato”, e peça que os alunos escrevam uma redação ou um poema, por exemplo. Essa atividade ajuda no desenvolvimento da linguagem e do pensamento crítico;
- Caixa da gratidão: cada aluno escreve algo pelo qual é grato e coloca em uma caixa coletiva. No final do dia ou da semana, a caixa é aberta e os recados são lidos em voz alta, promovendo um momento de partilha.
Gratidão através de conexões e relações
Dinâmicas interativas são ideais para engajar e reforçar o espírito de comunidade. Com elas, podemos criar um ambiente de acolhimento em casa, onde cada um se sente valorizado e reconhecido.
Essas atividades incentivam a troca de experiências, o respeito mútuo e a colaboração, desenvolvendo habilidades socioemocionais.
- Corrente da gratidão: peça que cada um compartilhe algo pelo qual é grato e mencione uma pessoa no ambiente que tenha contribuído para isso. Essa atividade ajuda a criar vínculos e reconhecer gestos positivos;
- Roda de conversa: organize uma roda de conversa na qual a família possa compartilhar momentos marcantes em que sentiram ou expressaram gratidão. Essa atividade promove a escuta ativa e o respeito pelas experiências alheias;
- Missões de gratidão: divida a família em grupos e dê pequenas missões, como ajudar alguém ou fazer um elogio sincero. No final, cada grupo compartilha suas experiências e reflexões.
Essas são apenas algumas das tantas possibilidades de incorporar o Dia de Ação de Graças na sala de aula. Essas atividades também podem ser adaptadas para encontros na escola que envolvam as famílias, incluindo esse núcleo no trabalho de fortalecimento de valores que fazem a diferença na formação das crianças e dos adolescentes.
No Bernoulli Sistema de Ensino, acreditamos que a educação socioemocional é tão importante quanto o conteúdo acadêmico. Para promover esse desenvolvimento em nossos estudantes, oferecemos a coleção Eu no Mundo. Visando à preparação de estudantes protagonistas, a coleção estimula habilidades cognitivas, interpessoais e intrapessoais por meio de reflexões e de vivências lúdicas, com atividades pedagogicamente orientadas e adequadas a cada faixa etária.
Entre em contato com nossos consultores e ofereça aos seus estudantes uma preparação socioemocional para os desafios do futuro!